Governo homenageia os melhores do esporte da Bahia em 2015: EAF , Alessandro Bonfim e Railane Batista presentes na festa.
Em uma noite de gala, a Bahia conheceu na terça-feira (22) os melhores do esporte no ano de 2015. Responsáveis por representar o estado em competições pelo Brasil e pelo mundo, atletas, paratletas, técnicos, árbitros e instituições receberam uma justa homenagem do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O evento foi realizado no Teatro da Casa do Comércio e contou com a presença de grandes nomes do esporte baiano. O “Melhores” homenageou não apenas os que já se sagraram campeões, como os que prometem conquistar ainda muitas vitórias. Além deles, também foram premiados profissionais da imprensa esportiva local, instituições comunitárias e atletas estudantis que conquistaram medalhas na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 12 a 14 e 15 a 17 anos.
O “Melhores do Esporte” premiou mais de 40 modalidades esportivas. Foram 51 árbitros, 148 atletas e paratletas e 116 técnicos. Além deles, foram escolhidas como destaque 39 pessoas ou instituições que ajudaram – direta ou indiretamente – a promover o esporte no estado. Com exceção dos destaques, indicados pela Sudesb, os ganhadores foram eleitos pelos dirigentes das federações estaduais que acompanharam de perto as performances dos seus atletas ao longo das mais variadas competições locais, nacionais e internacionais.
Um dos homenageados da noite, pelo incentivo que tem dado ao esporte, o secretário de Esporte, Álvaro Gomes, fez questão de ressaltar o quanto o evento, que acontece desde 2007, é importante para o estado. Citando os avanços na área esportiva ao longo dos anos, bem como os equipamentos esportivos que hoje sediam as principais competições da Bahia como a Arena Fonte Nova, o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras e o Centro Pan-americano de Judô, o secretário lembrou o quanto os atletas também evoluíram e como as conquistas deles ajudaram o Brasil a melhorar no ranking internacional.
“O esporte é uma importante ferramenta para a inclusão social e para o desenvolvimento humano, e aqui na Bahia ele tem se constituído como uma política de estado. O desempenho de nossos atletas tem melhorado muito em competições nacionais e internacionais e a tendência é avançar muito mais”, disse Gomes, ressaltando que diversas secretarias do Estado vêm trabalhando de forma integrada para que cada vez mais pessoas tenham acesso a atividades esportivas.
Para o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, o evento simboliza a soma de todos os esforços dos premiados, empenhos esses que muitas vezes começaram muito antes. “Este é o ano que antecede as olimpíadas e paralímpiadas, e nós temos alguns atletas já classificados como Allan do Carmo, Renê Pereira e Verônica Almeida. Eu queria, em nome deles, simbolizar o esforço de todos e de todas. O esporte é algo especial, seja nas modalidades individuais ou nas coletivas, sejam talentos esportivos que começam ou aqueles esportistas mais experientes. O que mais aprendi neste ano é que o esporte, mais do que a disputa, mais do que a busca de ser o primeiro, é um momento de celebração”, disse. 07 no interior e 13 em Salvador
O diretor destacou, ainda, a parceria que a Sudesb tem estabelecido com outros órgãos de estado e instituições para o desenvolvimento de ações esportivas. Ele lembrou os 20 projetos em execução, sendo 13 em Salvador e sete em municípios como Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Pintadas, Camaçari, dentre outros. Ao todo, são disponibilizadas cerca de 20 mil vagas para crianças, jovens e adultos para a prática de diferentes modalidades esportivas. “Foram priorizados bairros com alta vulnerabilidade social, atendidos, em sua maioria, pelo Programa Pacto Pela Vida. Inclusive, por conta da boa parceria com a Secretaria de Segurança Pública, a Sudesb homenageou, nesta noite do Melhores do Esporte, a Polícia Militar como instituição pública parceria da Sudesb no ano de 2015”, contou.
Ano da consagração – Nos currículos dos ganhadores, os êxitos foram constantes em 2015. Primeiro brasileiro a ser campeão mundial de maratonas aquáticas, Allan do Carmo foi um dos que receberam o prêmio. Ele está se preparando para as olimpíadas e sua “maratona”, que começou no mês passado, só terminará em agosto. Focado em seu sonho, o maratonista afirmou que “o prêmio é fruto de um ano maravilhoso”.
Ele vê a premiação como incentivo não só para quem recebe os troféus. “A gente trabalha o ano todo. Tem toda uma dedicação não só minha, mas de um grupo, de uma equipe. E quem continua treinando, ainda que não esteja sendo homenageado, fica o exemplo de que vale a pena, de que é possível um dia chegar aqui”, completa.
Dentre os esportistas também homenageados estão a paratleta Monica Veloso (maratonas aquáticas), Robson Conceição e Adriana Araújo (ambos lutadores de boxe), o jogador do Bahia Welker Marçal Almeida (Kiesa) e os paratletas René Campos Pereira (remo adaptado) e Jeferson da Conceição Gonçalves (futebol de 5).
Jogador de basquete de cadeira de rodas há mais de dez anos, Marivaldo Brito Santos, agradeceu por ter recebido o prêmio. “É muito valioso porque é um incentivo que a Sudesb vem dando ao esporte e, ao mesmo tempo, faz a gente se esforçar cada vez para fazer sempre o melhor. Quando as forças se dobram, a gente sempre acaba atingindo melhor o objetivo”, disse.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial